Minicurso 5 As políticas de ações afirmativas e as trajetórias dos acadêmicos e profissionais indígenas na educação superior

Sessão única: 17 de dezembro

Autores

  • Wagner Roberto do Amaral (UEL)
  • Gilza Kaingang (UEL)
  • Jenifer Araujo Barroso Bilar (UEL)

Palavras-chave:

Educação superior indígena, Assistentes sociais indígenas, ações afirmativas para povos indígenas

Resumo

A educação superior pública, além de ser um direito, vem se constituindo nas duas ultimas décadas no Brasil em uma importante estratégia de luta e resistência dos povos indígenas na atualidade. Para tanto, só é possível efetivar tal direito na medida em que sejam ofertadas políticas afirmativas adequadas e que garantam o ingresso e a efetiva permanência de indígenas nas universidades. Destaca-se a inédita e emblemática presença de acadêmicos indígenas no interior dos cursos de graduação e de pós-graduação, bem como de assistentes sociais indígenas nos espaços profissionais, interrogando os processos formativos, a estrutura das instituições educativas, a produção de conhecimentos e a atuação profissional. Os acadêmicos e assistentes sociais indígenas podem ter, em seus percursos, o potencial de contribuir junto às suas comunidades de pertencimento, às organizações públicas contratantes e às organizações e movimentos sociais indígenas, possibilitando provocar alterações na lógica de gestão e organização dos espaços ocupacionais, bem como na inserção da temática indígena e étnico-racial nas propostas curriculares dos cursos de graduação e de pós-graduação no Serviço Social. Faz-se fundamental ampliar e aprofundar reflexões e investigações acerca desses percursos formativos na perspectiva de constituir processos de interculturalidades críticas na formação acadêmica e profissional do Serviço Social. Importante ainda refletir sobre os circuitos de trabalho que vem sendo constituídos e trilhados pelos assistentes sociais indígenas nos espaços ocupacionais.

LISTA DE INSCRITOS CONFIRMADOS

Aparecida Mineiro
Ana Lucia Ortiz Martins
Cassia Engres Mocelin
Cristopher Ribeiro dos Santos Nasar Sad
Danielly Amorim De Queiroz Jales
Ismael Giachini Frare
Jane Regina De Oliveira
Jessica Saraiva da Silva
Julia Villa Lourenço Franco
Kauê Machado Mendonça
Lívia Prestes Lima Lívia Prestes
Luana Venancio Silva
Luciana de Mello Costa
Lucyana Claudia Leão Leite da Silva
Ludmilla Júlia Rodrigues bom
Marc Donald Jean Baptiste
Maria Cristina Piana
Michele Messias dos Santos
Nayara lima bretas
Patrícia Oliveira Brito
Renata Perpetua Buzzo
Richard Santos
Rosani Beatriz Mertz
Rossana Lopes Pereira de Souza
Samuel Dias Ribeiro
Sergio Henrique
Silvia Leticia Queiroz da Silva
Thaiana Silva Gomes
Thayna Cristine da Silva Sousa
Vanilda soares santos
Viviane Kelly Fernandes de Carvalho

Biografia do Autor

Gilza Kaingang (UEL)

Assistente Social indígena pertencente ao povo Kaingang, mestranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Jenifer Araujo Barroso Bilar (UEL)

Assistente Social vinculada à Prefeitura Municipal de Londrina e Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado

2021-03-05

Lista

Seção

Minicurso