Minicurso 1 Saúde Mental da População Negra no SUS: processos terapêuticos e o exercício dos direitos sociais

Sessões: 16 e 17 de dezembro

Autores

Resumo

Formulado por psicólogo e psicóloga clínicos, com atuação em saúde mental na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde do Brasil, o minicurso visa qualificar as(os) participantes com estudos e discussões para pensar a saúde mental da população negra. Para isso, propõe introduzir conceitos de saúde mental, que predominam no atendimento da população no Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) relacionando com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Essa abordagem tem como objetivo problematizar os modelos hegemônicos de classificação diagnóstica utilizados nos serviços públicos brasileiros (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID; e o DSM – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Por fim, o minicurso pretende fomentar a reflexão e o debate sobre a relação entre saúde mental, processos terapêuticos e o exercício de Direitos Sociais da população negra através de casos clínicos e 3 pontos de análise: 1) efeitos históricos do racismo na subjetividade; 2) racismo institucional na atenção à saúde mental; 3) outras especificidades clínicas em saúde mental e negritude.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

LISTA DE INSCRITOS CONFIRMADOS

Aline Cristina da Paixão Costa
Aline Fernanda de Oliveira Fogaça
Aline Santos de Jesus
Aline Xavier Rodrigues
Alinny Entringer Lopes
Ana Carolina dos Santos Freitas
Ana Carolina Santos do Amaral Lima
Ana Paula Ferreira de Carvalho
Ana Tereza Santos Paiva
Breno Luiz Guilherme Gaspar
Bruna Evelin da Silva Santos
Bruna Nascimento Miranda
Camila Fátima Vieira de Souza
Carla de Almeida Cruz
Carlos Gerônimo de Assis
Creuziene Ferreira da Silva Rodrigues da Silva
Débora Maria Ximenes Fontenele
Débora Regina Amaral
Denise Costa de Carvalho
Enna Mara Oliveira Pinheiro
Erika Danielle Pereira dos Santos
Erimar Amara de Carvalho Pereira
Fernanda Campos Nazaré
Gilmar Santana Rodrigues de Miranda
Gilvanete Silva Moura
Glasiele Lopes de Carvalho Ribeiro
Heloisa Maria Cesario
Ianny Mayara Oliveira Lopes
Joelma Virginia da Silva Nascimento
Jordana Dias Queiroz
Karina Cristina de Oliveira Lourenço Marques
Larissa Brenda Cordeiro de Souza
Lyvia Oliveira Gonzaga
Maiara Pedral Guimarães da Silva
Margarete Alves do Nascimento
Maria Celeste Melo da Cruz
Maria Clara dos Santos Oliveira
Maria do Perpétuo Socorro Gonçalves Espíndola
Merula Fernanda Brito da Silva
Neide da Silva
Nivia Cristina Moreira dos Santos
Renata Valério dos Santos
renato de almeida bezerra
Rita de Cássia Rocha Lhamby
Sheila Araújo dos Santos
Shirleyde de Oliveira
Sibele Gabriela dos Santos
teresinha de jesus souza botelho
Thaynná Dias Pinheiro
Viviane Farias da silva

 

Biografia do Autor

Daniel Dall'Igna Ecker (UDESC)

Psicólogo Clínico (CRP-12/18496) no Distrito Sanitário Norte, equipe Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - SMS/ESP/UDESC. Graduado em Psicologia (PUCRS/2013). Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/2016) com período sanduíche no Grupo de Pesquisa Processos Culturais, Políticas e Modos de Subjetivação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2015). Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/2020) com período sanduíche no LAPCIP - Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas - na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2018-2019). Na graduação teve experiência como bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/MEC/SESu (2006-2010), Iniciação Científica (bolsa institucional) na UniRitter de Porto Alegre (2010) e Iniciação Científica (CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional na UFRGS (2011-2013). Filiado à ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social (2012-2013) trabalhou na Secretaria Administrativa, junto à Direção Nacional (2012-2014). Editor-Executivo na Revista Eletrônica Científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (REV-UERGS), área Ciências Humanas, de 2017 a 2020. Tem experiências em Psicologia, Psicologia Social e Institucional, Psicologia Clínica e no trabalho em instituições de representação da categoria profissional. Dentre os principais temas de pesquisa em Psicologia, estão: Direitos Sociais, políticas públicas, produção de subjetividade, clínica em Psicologia, saúde mental, atenção psicossocial, atenção básica, atenção primária à saúde, Acompanhamento Terapêutico, Gestão Autônoma da Medicação (Guia-GAM), uso de drogas, Redução de Danos e Michel Foucault

Adriana Satie Funaki (UDESC)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Assis (2003). Fez Especialização presencial (2010) e Ead (2014) em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina . Especialização em Psicoterapia de Grupo, Casal, Família e Intervenção nas Instituições: Teoria e Técnica, cursado no Centro de Formação e Assistência à Saúde - CEFAS Campinas (2007). Faz Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS pelo Instituto |Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2019-2020). Tem experiência como Psicóloga Escolar, Psicóloga de Grupos e Instituições e na Educação Popular como Assessora Pedagógica e Educadora Social em projetos sociais para crianças, adolescentes e adultos. Atualmente é Psicóloga efetiva da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Iniciou no Consultório na Rua e desde junho de 2013 atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Publicado

2021-03-05

Lista

Seção

Minicurso