GT 8 Relações raciais na universidade: currículo e cotidiano

Autores

  • Juliana Marcia Santos Silva (PUC-Rio)
  • Esteban Cipriano Costa López (PUC-Rio)
  • Vanessa de Santana Santos (UFBA)

Palavras-chave:

Racismo, Universidade, Estudantes negros, Docentes negros

Resumo

A Universidade no Brasil possui um histórico de exclusão sistemática da população negra, entretanto a política de cotas raciais (Lei nº 12.711/2012), tem resultado impactos tanto na composição do corpo discente quanto nas produções acadêmicas. As diretrizes curriculares do curso de Serviço Social aprovadas em 1996, bem como o código de ética profissional de 1993 abordam a inclusão de conteúdos como: relações étnico-raciais, de gênero e classes para a formação dos profissionais de serviço social. Considerando que, tais conteúdos são indispensáveis na composição do currículo dos profissionais desta categoria. Contudo, o racismo presente no cotidiano das relações incide sobre as experiências desses discentes e docentes, juntamente com as opressões de gênero, a LGBTfobia, classismo e outros eixos de opressão que se interseccionam. Neste sentido, este grupo de trabalho tem como objetivo acolher produções no campo das relações raciais e o ambiente universitário, compreendendo como esse tema é trabalhado no currículo, nas políticas de assistência estudantil e permanência, na organização das/os estudantes e coletivos como também na relação entre os docentes. Assim como, nas ações afirmativas universitárias, em especial a política de cotas na graduação, pós-graduação e concursos docentes. Trata-se de um espaço de reflexão sobre como os cursos de serviço social tem abordado a formação acerca das relações raciais e a questão racial, além de reflexões sobre trajetórias/vivências de estudantes, docentes e coletivos negros no cotidiano acadêmico.

GT 8 - Sessão 1 - Dia 16/12/2020 das 14h às 16h30

  • Sobre “...precisa disso?” e a violação do corpo negro: escrevivências de mulheres negras na universidade.

      ► Tamires Guimarães do Nascimento, Brenda Barbosa da Silva 

  • A inaugural Unidade Curricular ‘gênero, raça e etnia’ na formação em serviço social e a interlocução com as entidades representativas

      ► Camilla Padoim

  • As Contribuições para o Direito à Cidade a partir de políticas urbanas antirracistas

      ►    Liane Monteiro dos Santos Monteiro, Sirlene Assis, João Pereira Oliveira Junior

  • Transversalidade étnico-racial no currículo do curso de Serviço Social análise dos cursos das faculdades privadas de ensino presencial de Salvador e região metropolitana

      ► Matheus Mello de Santana

  • Que caminhos nos levam a uma educação antirracista no Serviço Social? Experiências e tensões frente ao “reconhecimento” da centralidade da questão racial na conformação da questão social brasileira

     ► Maria Raimunda Soares, Thamires Costa Meirelles dos Santos, Thais Nascimento Domingos Salcedes

GT 8 - Sessão 2 - Dia 17/12/2020 das 14h às 16h30

  • Hip Hop: da periferia a Universidade

      ► Mariana Monteiro Vieira, Ana Paula Carvalho de Rezende, Gabriel Regis Galo Borba

  • Enegrecer o serviço social: o debate racial presente nas produções teóricas da profissão

     ► Jaina da Conceição Goes, Michelly Laurita Wiese 

  • Descolonizando saberes curriculares no serviço social: Olhares críticos de estudantes negras na iniciação cientifica

      ► Jamile Santos Brito, Angela Ernestina Cardoso de Brito

  • A trajetória de formação da mulher negra no curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

      ► Ellen Dutra de Oliveira, Kinndely Lorrane Couto Silva

  • Racismo, vida universitária e saúde mental. Um estudo junto a universitários no interior da Bahia

      ► Leandro Azevedo

GT 8 - Sessão 3 - Dia 18/12/2020 das 14h às 16h30

  • Diagnóstico da presença e desenvolvimento da temática das Relações Étnico-Raciais nas instâncias de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Serviço Social e História em Divinópolis: 2005 – 2017

      ► Simone Maria dos Santos Ribeiro Ribeiro, Ana Luiza Gomes Lima, Cochise César de Monte Carlo

  • As pesquisas realizadas no Serviço Social sobre as comunidades quilombolas do Brasil

      ► Sidimara Souza, João Góis

  • O debate étnico-racial e a formação profissional em Serviço Social nas Universidades Estaduais do Paraná

      ► André Henrique Mello Correa, Cristiane Gonçalves Souza, Danuta Estrufika Cantoia Luiz

  • Universidade e racismo: análise sobre as discriminações sócio raciais na UECE
  • João Victor de Oliveira Araújo, Francisco Adilson Alves de Sousa, Maria Zelma de Araújo Madeira

 

Publicado

2021-03-05

Lista

Seção

Grupos de Trabalho