Minicurso 25 Povos tradicionais em luta - Peru, Chile, Colômbia e Brasil: Interface com o eixo Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social da ABEPSS
Sessão única: 16 de dezembro
Palavras-chave:
Direitos Humanos, Lutas Sociais, Povos e Comunidades TradicionaisResumo
POVOS TRADICIONAIS EM LUTA: PERU, CHILE, COLÔMBIA E BRASIL
Interface com o eixo Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
EMENTA:
A resiliência dos povos indígenas (Covid/19) e a gestão sustentável dos recursos naturais das comunidades indígenas para combater as mudanças climáticas no contexto latino americano à luz das políticas públicas para os Povos e Comunidades Tradicionais (Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT).
PRINCIPAIS TOPICOS DO CURSO
As políticas públicas para os Povos e Comunidades Tradicionais (Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada em 1989. As políticas do bom viver e do saber viver. A resiliência dos povos indígenas (Covid/19), e a gestão sustentável dos recursos naturais das comunidades indígenas para combater as mudanças climáticas no contexto latino americano. Os bens comuns da humanidade.
METODOLOGIA DE ENSINO
Centrada no aluno; socio-interacionista. Vertente Construtivista. Os conteúdos serão desenvolvidos em processo de mediação que intercala a reação-reflexão-ação, usando tempestade cerebral e aula expositiva dialogada.
Os estudantes serão sujeitos de sua aprendizagem, no destaque de suas vivências e conhecimentos associada a temática
Com ênfase de processos construtivos, (re) construtivos e de (re) significação para a atuação professional dos docentes as docentes conduzirão o ensino-aprendizagem favorecendo a interação e trabalho de pensar e refletir individualmente sobre a temática do minicurso. Construção de resumo coletivo baseado em eixos temáticos com vistas a continuidade de estudos.
Detalhando a condução do mini curso
O diálogo iniciará com acolhida dos docentes e discentes, seguida da apresentação do plano pedagógico do curso - 15 minutos (09:00 - 09:15)
- 1º Momento - 15 minutos (09: 00 - 09:15) - Sentidos sobre a temática do minicurso
De forma voluntária, o discente compartilhará (brevemente) uma potência e uma fragilidade sobre o minicurso ao respeito do o que eu sabe, vive e vivenciou sobre os povos tradicionais; o que considera ponto forte e o que precisa melhorar prioritariamente?
2º Momento - 20 minutos (09:15 a 09:35) - Aula expositiva dialogada
As políticas públicas para os Povos e Comunidades Tradicionais (Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada em 1989 e a particularidade nos países do Peru, Chile, Colômbia e Brasil.
- 3º Momento - 15 minutos (09:35 - 09:50) - Reflexões e inquietudes
- 4º Momento - 20 minutos (09:50 - 10:10) Aula expositiva dialogada
A resiliência dos povos indígenas (Covid/19), e a gestão sustentável dos recursos naturais das comunidades indígenas para combater as mudanças climáticas no contexto latino americano.
- 5º Momento - 10 minutos (10:10 - 10:20) - Reflexões e inquietudes
- 6º Momento - 10 minutos (10:20 - 10:30) - Intervalo
- 7º Momento - 20 minutos (10:30 - 10:50) - Aula expositiva dialogada: Os bens comuns da humanidade.
- 8º Momento - 10 minutos (10:50 - 11:00) - Reflexões e inquietudes
- 9º Momento - 20 minutos (11:00 - 11:20) Mesa Redonda
Povos tradicionais em luta: Peru, Chile, Colômbia e Brasil
- 10º Momento - 15 minutos (11:20 - 11:30) Debate
- 11º Momento - 15 minutos (11:30 - 12:00) Avaliação e construção de resumo coletivo baseado em eixos temáticos, com vistas a continuidade dos estudos e Encerramento
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA:
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INSCRIÇÕES CONFIRMADAS
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