Minicurso 25 Povos tradicionais em luta - Peru, Chile, Colômbia e Brasil: Interface com o eixo Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social da ABEPSS

Sessão única: 16 de dezembro

Autores

  • Ana Rojas Acosta (UNIFESP)
  • Juana Arias (PUC-SP)
  • Eucaris Olaya (Universidad Nacional de Colombia)
  • Alice Digam (PUC-SP)

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Lutas Sociais, Povos e Comunidades Tradicionais

Resumo

POVOS TRADICIONAIS EM LUTA: PERU, CHILE, COLÔMBIA E BRASIL

Interface com o eixo Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social

EMENTA:

A resiliência dos povos indígenas (Covid/19) e a gestão sustentável dos recursos naturais das comunidades indígenas para combater as mudanças climáticas no contexto latino americano à luz das políticas públicas para os Povos e Comunidades Tradicionais (Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT).

 

PRINCIPAIS TOPICOS DO CURSO

As políticas públicas para os Povos e Comunidades Tradicionais (Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada em 1989. As políticas do bom viver e do saber viver. A resiliência dos povos indígenas (Covid/19), e a gestão sustentável dos recursos naturais das comunidades indígenas para combater as mudanças climáticas no contexto latino americano. Os bens comuns da humanidade.

METODOLOGIA DE ENSINO

Centrada no aluno; socio-interacionista. Vertente Construtivista. Os conteúdos serão desenvolvidos em processo de mediação que intercala a reação-reflexão-ação, usando tempestade cerebral e aula expositiva dialogada.

Os estudantes serão sujeitos de sua aprendizagem, no destaque de suas vivências e conhecimentos associada a temática

Com ênfase de processos construtivos, (re) construtivos e de (re) significação para a atuação professional dos docentes as docentes conduzirão o ensino-aprendizagem favorecendo a interação e trabalho de pensar e refletir individualmente sobre a temática do minicurso. Construção de resumo coletivo baseado em eixos temáticos com vistas a continuidade de estudos.

 

Detalhando a condução do mini curso

O diálogo iniciará com acolhida dos docentes e discentes, seguida da apresentação do plano pedagógico do curso – 15 minutos (09:00 – 09:15)

  • 1º Momento – 15 minutos (09: 00 – 09:15) – Sentidos sobre a temática do minicurso

 De forma voluntária, o discente compartilhará (brevemente) uma potência e uma fragilidade sobre o minicurso ao respeito do o que eu sabe, vive e vivenciou sobre os povos tradicionais; o que considera ponto forte e o que precisa melhorar prioritariamente?

           2º Momento – 20 minutos (09:15 a 09:35) – Aula expositiva dialogada

As políticas públicas para os Povos e Comunidades Tradicionais (Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada em 1989 e a particularidade nos países do Peru, Chile, Colômbia e Brasil.

  • 3º Momento – 15 minutos (09:35 – 09:50) – Reflexões e inquietudes
  • 4º Momento – 20 minutos (09:50 – 10:10) Aula expositiva dialogada

 A resiliência dos povos indígenas (Covid/19), e a gestão sustentável dos recursos naturais das comunidades indígenas para combater as mudanças climáticas no contexto latino americano.

  • 5º Momento – 10 minutos (10:10 – 10:20) – Reflexões e inquietudes
  • 6º Momento – 10 minutos (10:20 – 10:30) – Intervalo
  • 7º Momento – 20 minutos (10:30 – 10:50) – Aula expositiva dialogada: Os bens comuns da humanidade.
  • 8º Momento – 10 minutos (10:50 – 11:00) – Reflexões e inquietudes
  • 9º Momento – 20 minutos (11:00 – 11:20) Mesa Redonda

Povos tradicionais em luta: Peru, Chile, Colômbia e Brasil

  • 10º Momento – 15 minutos (11:20 – 11:30) Debate
  • 11º Momento – 15 minutos (11:30 – 12:00) Avaliação e construção de resumo coletivo baseado em eixos temáticos, com vistas a continuidade dos estudos e Encerramento

 

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA:

 

 

 

•       Coordinadora de Organizaciones Indígenas de la Cuenca Amazónica (COICA) Propuestas de COICA y los pueblos indígenas amazónicos sobre la política de pueblos indígenas del FVC/GCF. https://coica.org.ec/propuestas-de-coica-y-los-pueblos-indigenas-amazonicos-sobre-la-politica-de-pueblos-indigenas-del-fvcgcf/
  • Gobernación de Nariño. (2016). Plan Participativo de Desarrollo Departamental. Nariño Corazón del Mundo 2016-2019. https://publicadministration.un.org/unpsa/Portals/0/UNPSA_Submitted_Docs/Plan%20de%20Desarrollo%20Departamental%20Nari%C3%B1o%20Coraz%C3%B3n%20del%20Mundo..pdf?ver=2018-11-29-171310-447
  • Observatorio de Género de Nariño. (2016). Boletín Cifras Violeta IV Alertas sobre violencia y discriminación contra las Mujeres en el Departamento de Nariño. Enero-Diciembre 2016. https://observatoriogenero.udenar.edu.co/wp-content/uploads/2020/06/CIFRAS-VIOLETA-IV-NariNo-2016.pdf
  • ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE. OPAS. Sociedades justas, vidas dignas: Equidade em saúde e vida com dignidade. Relatório da Comissão da Organização Pan-Americana da Saúde sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas.  Washington, D.C. 2020.

https://who.maps.arcgis.com/apps/dashboards/efb745c3d88647779beccb91c0e715f9

  • Programa de Inversión Florestal: invirtiendo en la amazonia. Recuperado em agosto de 2020. http://www.bosques.gob.pe/archivo/82a2d8_Boletin-FIP-2020.pdf
  • Relatório Anual do Programa UM-REDD, 2018. Recuperado Junho de 2020https://unredd.net/documents/foundation-documents-88/un-redd-results-framework-2021-2025/17404-un-redd-impact-flyer-29-september-2020.html

 

INSCRIÇÕES CONFIRMADAS

Adriana Conzatti
Bianca Veiga
Caroline Santos Almeida
Edgeozana Ribeiro do Nascimento
Eliane Maria dos Reis
Jarielson Gonçalves Mendes
Jessica Poliane Gomes dos Santos
Jocelaine Failde Pereira
Júlia Elias Cabral
Laura Chagas Alves de Macedo
Liane Monteiro dos Santos
Livia dos Santos
Lucas Wellington da Silva Silva
Luciana de Mello Costa
Luciana de Mello Costa
Luma Carolina Rocha Lemos
Marina Massote
Maristela Chaves da Silva
Patricia Schnek Guerra
Rebeca Urbinati de Lima
Werick Cordeiro Baeta

Biografia do Autor

Juana Arias (PUC-SP)

Juana Arias Rojas 🇨🇱 Assistente Social chilena, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUCSP

 

Eucaris Olaya (Universidad Nacional de Colombia)

Eucaris Olaya 🇨🇴 Assistente Social colombiana, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUCSP

Alice Digam (PUC-SP)

Alice Dianezi Gambardella, 🇧🇷 Socióloga brasileira, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUCSP 

Publicado

2021-03-05

Lista

Seção

Minicurso