Minicurso 24 Indígenas em contexto urbano e o direito à cidade

Sessão única: 16 de dezembro

Autores

  • William Berger (UFES)

Resumo

O minicurso propõe o debate sobre indígenas em contexto urbano a partir das categorias espaço, produção social do espaço, terrritório e formação econômica, social e espacial brasileira. Partindo de entrevistas de História Oral de indígenas em contexto urbano na cidade do Rio de Janeiro, o minicurso problematizará ainda as categorias empíricas moradia, lutas sociais, trabalho e direitos sociais, com base nos estudos realizados na tese de doutorado em Serviço Social do facilitador. A partir de tais estudos, e da leitura das histórias de vida de indígenas em contexto urbano concedidas ao pesquisador, busca-se problematizar o tema desde uma perspectiva de totalidade, da questão social e do direito à cidade, entendendo aí os desafios colocados a assistentes sociais em processos de intervenção e pesquisa com populações indígenas aldeadas e em contexto urbano.


BERGER, William. Índios na cidade do capital: indígenas em contexto urbano na cidade do Rio de Janeiro em tempos de barbárie. Rio de Janeiro: Gramma, 2018.
_______. (org.). No olho do furacão: populações indígenas, lutas sociais e serviço social em tempos de barbárie. Vitória: Milfontes, 2019.
LEFEBVRE, Henry. O Direito à Cidade. Tradução Rubens Eduardo Frias. São Paulo : Centauro, 2001.

 

INSCRIÇÕES CONFIRMADAS

Adriana Conzatti
Carolina Macedo Sebben
Edgeozana Ribeiro do Nascimento
Eliane Maria dos Reis
Jarielson Gonçalves Mendes
Jessica Poliane Gomes dos Santos
Jocelaine Failde Pereira
Julia Villa Lourenço Franco
Laura Chagas Alves de Macedo
Livia dos Santos
Lívia Maria Timóteo Machado
Lucas Wellington da Silva Silva
Maristela Chaves da Silva
Patricia Schnek Guerra
Rebeca Urbinati de Lima
Thaiana Silva Gomes
Werick Cordeiro Baeta

Publicado

2021-03-05

Lista

Seção

Minicurso